quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Strogonoff de soja



2 chávenas de carne de soja em cubos
200g de molho de tomate
1 cebola grande
3 dentes de alho
3 colheres de sopa de coentros picados
1 limão
3 colheres de sopa de azeite
100 g de cogumelos
200g de creme de soja para culinária
Sal a gosto

Comece por lavar os cubos de soja em água fria e de seguida coloque-os em abundante água a ferver, durante cerca de 5 minutos. Retire do lume e escorra a água. 
De seguida lave debaixo de água corrente e aperte os cubos como se fossem uma esponja, para retirar o sabor forte da soja. 
Repita 3 vezes. Esprema bem e reserve.
Tempere os cubos de soja com 1 cebola picadinha, 3 dentes de alho amassados, 3 colheres de sopa de coentros picados, o sumo de 1 limão, sal e molho de soja a gosto. 
Misture bem e deixe repousar por 10 minutos. 
Depois aqueça 3 colheres de sopa de azeite e refogue o preparado anterior até ficar mais seco.
Prepare um molho de tomate e despeje com os cogumelos sobre os cubos de soja já cozinhados. 
Rectifique o sal e deixe cozer em lume brando durante cerca de 30 minutos. 
Quando estiver pronto retire do lume e acrescente o creme de soja. 
Misture bem e está pronto a servir. 
Sirva com arroz integral.

Fonte: Receitas e Menus

7 comentários:

  1. Eu adorei a receita que delícia beijos

    ResponderEliminar
  2. Ficaram deliciosas e acho que enganam aqueles mais esquisitinhos :o

    ResponderEliminar
  3. Que aspecto maravilhoso!! Adorei a ideia.

    beijoca

    ResponderEliminar
  4. Gostei mesmo muito do aspecto, que maravilha!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada amigas. Eu estou cada vez mais fã da soja.
    O segredo está em ferver primeiro e depois passar varias vezes por agua e espremer.
    Um bom fin de semana :))

    ResponderEliminar
  6. Pipinha, amiguinha doce, que bela sugestao. Garanto-te que vou fazer porque ando mesmo "enjoada" de carnes.
    Beijinhos grandes
    Maria

    Estas melhor?

    ResponderEliminar
  7. Que bom amiga. Espero que gostes e me digas :))
    Eu ando super bem. Ja emagreci 7Kg à conta da mudança que fiz na minha alimentação. Sinto-me óptima e da carne só como branca e não sinto saudade nenhuma da outra.
    Um grande beijinho e obrigada por perguntares :*

    ResponderEliminar