domingo, 31 de março de 2013

Nada é perfeito!!!

 

Já desde os tempos do forum dos bimbólicos que andava com uma enorme vontade de fazer o Bolo das Rosas, da minha querida amiga Gisela, do fantástico blog Pão e Beldroegas

No entanto vi o que a Margarida, outra querida amiga e muitooooooo paciente, de outro excelente blog, Figo Lampo, fez e fiquei cheiinha de vontade e ontem ganhei coragem e fiz.

Temos um grupinho de amigas com a mesma paixão, os bolos decorados. Mas não só de decoração se fala naquele grupo. Criaram-se laços de amizade e tem sido uma aprendizagem para mim em todos os níveis. Estas minhas amigas e companheiras do dia a dia são fantásticas e não passo sem elas.

Ontem foi dia de fazermos folares e andamos indecisas nos que a Margarida faz pois ela tem muitas opções e qual delas a melhor como podem ver aqui no tópico da Páscoa.

Mas como não há perfeições e na minha cozinha muito menos, o meu folar não levedou.
Chegamos à conclusão que foi do fermento que usei. Foi dos pacotinhos seco e ja o tinha ha algum tempo e por isso não devia estar bom.

Embora não esteja como devia estar o Folar folhado de rosas foi o escolhido e é uma tentação. Cheio de sabor e uma textura viciantes que não dá mesmo vontade de parar de comer.

E não podia deixar de partilhar esta receita pois vale mesmo a pena e não deixem de o fazer.

Vou deixar tal e qual como está no blog.

As unicas alteraçoes foi o mel que nao usei e substitui a aguardente por licor de canela.

A massa até crua é deliciosa :D
  
Ingredientes (para 1 folar como o da foto): 560g de farinha sem fermento, 25g de fermento fresco, sumo de 1 laranja, 75ml de leite amornado, 35g de banha derretida, 85g de manteiga derretida, 1/2 cálice de aguardente, 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de erva-doce em pó, 1 colher de chá de canela, 1 ovo pequeno, 1 pitada de sal

Ingredientes para folhar: manteiga derretida, mel, açúcar amarelo, canela em pó


(T): Coloque a farinha e o sal num recipiente fundo e abra uma cavidade no centro. Desfaça o fermento no leite morno e coloque-o nessa cavidade. Junte o açúcar, a erva-doce, a canela, as gorduras, o ovo, o sumo de laranja e a aguardente. Retire a farinha da periferia para o centro e amasse muito bem até obter uma massa macia. Coloque-a num recipiente, cubra com um pano e deixe levedar até dobrar o volume.

Retire a massa para uma superfície enfarinhada e divida-a em 10 porções do mesmo peso. Estique uma de cada vez com ajuda do rolo (deverá ficar bem fina) até obter rectângulos (aproximadamente 8x24cm). Pincele com a manteiga derretida, polvilhe abundantemente com o açúcar amarelo e a canela em pó. Por fim regue com o mel (1 colher de sopa bem cheia) e enrole como se fosse uma torta. Proceda da mesma forma com as restantes porções de massa. Numa forma redonda (21cm) forrada com papel vegetal e untada com manteiga, disponha três rosas no centro e as restantes em volta. Deixe algum espaço entre elas para que possam crescer no segundo processo de levedação. Tape a forma com um pano e deixe levedar novamente até dobrar o volume.
Coloque umas nozes de manteiga sobre as rosas, polvilhe com um pouco de açúcar amarelo e canela e leve ao forno pré-aquecido a 190º durante aproximadamente 30-40 minutos. Se verificar que o topo começa a queimar cubra a forma com papel de alumínio.
Desenforme depois de frio.

Para preparação na máquina de fazer pão:
(mfp): Coloque a farinha e o sal na cuba da máquina e abra uma cavidade no centro. Desfaça o fermento no leite morno e coloque-o nessa cavidade. Junte o açúcar, a erva-doce, as gorduras, o ovo, o sumo de laranja e a aguardente. Inicie o programa amassar. Deixe o programa seguir até ao final (levedação incluída).



5 comentários:

  1. Pode não ter ficado perfeito, mas ficou saboroso e muito nos rimos com este folar, só isso valeu a tentativa.
    Um beijinho grande e uma Páscoa Feliz para vocês

    ResponderEliminar
  2. hummmm mas para mim estão perfeitos e maravilhosos fico aqui imaginando o sabor dele
    bjão

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo e deve ter ficado delicioso
    beijos

    ResponderEliminar