sábado, 3 de agosto de 2013

Um dia em família perfeito ♥


Foi um domingo em cheio!!!
De manhã fui às compras e comecei logo mal pois não parava de chover. Já estava a ver o nosso dia estragado. Ia preparar um almoço para uma pessoa muito especial para mim. A minha mana do coração veio passar o fim de semana a Lisboa. Tínhamos que estar juntas e este almoço tinha que ser combinado. Felizmente o S. Pedro esteve do nosso lado e o sol apareceu e esteve sempre uma tarde fabulosa. Assim os nosso planos mantiveram-se e podemos ir mostrar a bela Sintra.
Visitámos a Quinta da Regaleira e fomos ver a vista belíssima de Seteais. Uma vergonha para mim, munícipe desta fabulosa Vila, pois moro aqui desde sempre e foi também a minha primeira visita a estes misteriosos e encantadores lugares.
De seguida fomos pela Serra, por curvas e mais curvas e terminámos no Cabo da Roca, onde esperava por nós um final de tarde quente e delicioso. Sem uma única brisa o que é de espantar, pois ali está sempre um vento que quase nos derruba. Luís Vaz de Camões descreveu-o como o local “Onde a terra se acaba e o mar começa”.

Estava tão feliz que me apetecia cozinhar mil e uma receitas. Para além de ser uma das minhas melhores amigas, é uma grande Chef de cozinha e eu queria recebe-la como ela merece.
Afinal estou a falar da Chef Clavel, do fantástico blog Clavel's Cook

Apanhada em flagrante!!!

Para além de ser uma maravilhosa cozinheira é uma fantástica fotógrafa e todas as fotografias são da sua autoria. Adoro e fico sempre deliciada a olhar para as fotos da minha maninha. Sou uma grande fã do seu trabalho que é feito sempre com tanta dedicação e amor.


Também tive uma excelnte ajuda. A filhota na cozinha e o maridão no grelhador.

Entradas

Preparei umas entradas deliciosas que ficam bem em qualquer ocasião. Seja para uma festa, um encontro mais especial ou um simples picnic.

palmiers de azeitonas

Estes palmiers são mesmo uma tentação e foi a minha grande amiga, Eloísa que me passou a receita e foi um sucesso.

massa folhada do LIDL pois é rectangular
1 lata de azeitonas pretas descaroçadas
1 dente de alho
2 c. sopa de oregãos
1 c. sopa de azeite

Triturar todos os ingredientes e barrar a pasta em toda a massa folhada.
Enrolar sobre o comprido metade para cada lado.
Cortar cada palmier da espessura de um dedo.
Colocá-los no tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal.
Não precisa, nem virar, nem pincelar com nada.

 folhados de farinheira com maçã

massa folhada do LIDL pois é rectangular
1 farinheira sem pele
1 ou 2 maçãs reineta, depende do tamanho, cortada às rodelas

cortar 12 quadrados (4/3), colocar em cada um, uma rodela de maçã e por cima bocados de farinheira.
fechar os quadrados ligando as 4 pontas. Não necessita pincelar.

Saladas

Para o almoço preparámos gaitada ou piano grelhadas, temperadas com sal aromatizado (alho em pó, alecrim, louro e pimentão), vinho branco e gengibre raspado na altura.
Acompanhada por 2 saladas deliciosas e diferentes.


Comprei estes figos numa frutaria e é das minhas frutas favoritas. Tinha visto uma salada de figos que me chamou atenção e tinha que experimentar. Ficou mesmo boa!!!
Óptima para acompanhar ou simplesmente assim.

1 pacote de Rúcula
Vinagre balsâmico
Figos
1 pitada de sal
1 c. sopa de açúcar mascavo
Presunto serrano q.b.
queijo da ilha q.b.

Para o molho:
2 c. sopa açúcar mascavado
1/2 c. chá sal
1 c. sopa vinagre balsâmico
3 c. sopa azeite
- Misture todos os ingredientes até formar um molho homogêneo.

Num pírex colocar os figos cortados ao meio e tempere com o vinagre balsâmico, sal e açúcar mascavado. Levar ao forno pré aquecido a 180 graus por 20 minutos.

Num prato grande ou travessa colocar a rúcula, o queijo e o presunto.
Cobrir com os figos assados e regar com o molho.
  
salada de mirtilhos e mozarella

Esta salada vi no mural de uma amiga e fiquei super curiosa e com uma vontade enorme de a fazer. Embora não seja fã de mirtilos adorei a combinação. Coloquei umas tostas mas não gostei pois ficam muito moles e sem gracinha nenhuma.

1 pacote de rúcula e canónigos
1 caixa mirtilhos 
pistachios q.b.
2 pacotes de queijo mozarella
coulis de frutos silvestres
vinagre balsamico

Dispor numa travessa ou um prato grande as verduras e por cima o queijo. Espalhar os mirtilos, os pistachios e regar com o coulis. Temperar a gosto com vinagre balsâmico.

Bebida


A Maria João tem feito umas limonadas fantásticas e eu tinha que fazer uma e nada melhor para acompanhar umas saladas que uma deliciosa limonada rosa.

4 limões + 1 limão para decoração
100g de framboesas
4 c. de sopa de açúcar
3L de água
Gelo q.b.

Retire os "rabos" aos limões e parta-os aos cubos retirando todas as pevides. Coloque numa liquidificadora ou num robot de cozinha os limões aos cubos, as framboesas, o açúcar e cerca de 200ml de água. Dê 3 golpadas no turbo e coe o líquido para um jarro onde irá servir a limonada.
Num robot de cozinha que pique gelo, pique o gelo como se fosse para caipirinha (eu usei cerca de 1L de gelo porque fiz muita limonada, como podem ver nas imagens).
Coloque a água no jarro e no fim o gelo picado. Decore com fatias de limão.



Sobremesa


Das melhores coisas que o verão tem é a variedade de fruta que existe. Cores e sabores deliciosos que combinam na perfeição.

Esta mousse faz sempre sucesso e não é tão calórica como as outras. Podemos sempre juntar a fruta que quisermos ou comer simples. Desta vez a fruta escolhida foi o pessego. São tão doces e sumarentos.

1 pacote de gelatina de pessego
1 lata de leite condensado magro

2 iogurtes naturais gregos ou magros
sumo de 3 limas
2 pêssegos maduros
raspa da lima

Fazer a gelatina de véspera e colocar no frigorífico.
Deite o leite condensado e os iogurtes para uma taça e bata com uma vara de arames. Ao mesmo tempo vá vertendo o sumo das limas. Quando estiver tudo bem misturado junte os pêssegos cortados aos cubinhos. Disponha em cima da gelatina.
Raspe uma lima para cima do preparado.
Leve ao frigorífico e delicie-se :))


gelatina + fruta


Uma maneira saudável e divertida para comer fruta. 
Da gelatina que sobrar encher 2 metades de uma meloa. Fazer na vespera.
Abrir a meloa ao meio, retirar as sementes e retirar 1 cm da polpa. Deixar as duas metades viradas para baixo sobre papel absorvente para retirar o excesso do sumo. Fazer a gelatina verter, ainda líquida, nas metades da meloa. Levar ao frigorifico. Na hora de servir cortar cada metade da meloa em fatias e cortar os cubinhos sem tirar da casca. 



E assim passámos um domingo em excelente companhia. Obrigada maninha por teres vindo 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...