sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Galette des Rois e o primeiro dia na cozinha

“Todo aquele que conseguir a alegria deve partilhá-la.” George Lord Byron
"A felicidade só é verdadeira quando partilhada" Na Natureza Selvagem


Natal é tempo de alegria, partilha e fraternidade e é neste lema que surge o nosso tema para a 32º edição do “Dia Um… Na Cozinha”: RAPINANÇO DE RECEITA NATALÍCIA

O meu blog escolhido para rapinar foi o do meu doce amigo, Célio, do Sweet Gula.
O Célio foi um blogger que conheci e que em 2015 passou a ser um querido amigo com quem tenho aprendido bastante e com quem já me diverti muito na cozinha.
Por isso queria muito rapinar algo doce do seu blog.
Esta sugestão pareceu-me deliciosa!! 
Adorei os ingredientes e foi o escolhido para ser o primeiro doce do ano.
A única diferença foi o formato da massa :D
Mas garanto-vos que é uma perdição!



(para ver a receita passo-a-passo clique aqui)

Ingredientes:
| 2 bases de massa folhada

[para o creme de pasteleiro]
| 250 ml de leite
| 1/2 vagem de baunilha
| 2 gemas de ovo
| 65 gr. de açúcar
| 30 gr. de amido de milho

[para o creme de amêndoa]
| 100 gr. de amêndoa moída
| 100 gr. de manteiga
| 100 gr. de açúcar
| 2 ovos M inteiros

[para finalizar]
| 1 ovo batido
| 2 c. (sopa) de água fervente
| 1 c. (sopa) de açúcar


Método Tradicional:
[creme de pasteleiro]
Num tacho, coloque o leite. Com uma faca, raspe as sementes da vagem de baunilha e adicione-as ao leite. Leve ao lume e quando começar a ferver retire e reserve.
Numa taça misture o açúcar com as gemas e o amido de milho. Misture bem com um fouet, até que os ingredientes fiquem bem ligados. Sem deixar de mexer, vá adicionando aos poucos o leite. 
Leve a mistura ao lume médio e mexa sempre até engrossar.
Tape o creme com película aderente, colocando-a directamente sobre o creme, para que este não endureça demasiado à superfície.
Deixe arrefecer completamente.

[creme de amêndoa]
Numa taça coloque o açúcar juntamente com a manteiga em pedaços e bata até obeter uma mistura esbranquiçada. Adicione a amêndoa moída e misture bem. Por último adicione os ovos batidos e misture até que os ingredientes fiquem bem ligados. Reserve.

Método Thermomix - Bimby:
[creme de pasteleiro]
Coloque o leite no copo, juntamente com as gemas de ovo, o açúcar e o amido de milho. Com uma faca, raspe as sementes da vagem de baunilha e adicione-as ao leite. Programe (7min/90ºC/vel4).
Quando terminar o tempo, coloque o creme numa taça e tape com película aderente, colocando-a  directamente sobre o creme, para que este não endureça demasiado à superfície.
Deixe arrefecer completamente.

[creme de amêndoa]
Coloque no copo o açúcar e a manteiga em pedaços e programe (2min/50ºC/vel2). Adicione a amêndoa moída e programe (1min/vel4). Sem deixar de bater, adicione os ovos através do bocal, um de cada vez. Retire e reserve.



______________♠♠♠_____________

Pré-aqueça o forno a 210ºC.
Estenda uma base de massa folhada, e com uma faca ou cortador de massa, recorte em toda a volta, dando-lhe um diâmetro de 26cm. 
De seguida faça o recheio de frangipane. Para isso misture o creme de pasteleiro com o creme de amêndoa e mexa bem até que fiquem bem ligados.
Com o ovo batido, pincele a massa em toda a volta num diâmetro de 2,5cm. No centro coloque o recheio e alise com uma espátula.
Estenda cuidadosamente a outra base de massa folhada sobre o recheio. Faça uma ligeira pressão com as mãos sobre a massa, para retirar o ar e de seguida aperte o bordo em toda a volta, para as duas bases colarem. Com uma faca, corte o excesso de massa em toda a volta, por forma as que as duas bases fiquem uniformes, uma sobre a outra. 
Com o bico da faca, faça linhas curvas, partindo do centro para o exterior, tendo o cuidado de não perfurar a massa. Nos bordos, onde as duas bases estão coladas, faça pequenos cortes, onde acabam as linhas desenhadas.
Pincele toda a superfície com ovo batido e faça 5 furos para que o ar saia durante a cozedura.
Leve ao frigorifico durante pelo menos 20 minutos.
Leve a cozer ao forno, a210ºC, durante cerca de 30 a 35 minutos.
Quando faltarem 5 minutos para terminar o tempo, retire a galette do forno e pincele-a com a mistura de água fervente e açúcar. Isto fará com que fique mais brilhante.
Volte a colocar a galette no forno e deixe terminar o tempo.

caneca linda e aconchegante da DeBorla :D


Feliz Ano Novo!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário