quarta-feira, 1 de julho de 2015

sandes, sandubas ou sanduíches


Dia um na cozinha e desta vez trazemos sandochas.

A ideia de colocar algum recheio no pão é bem antiga. Antes de Cristo, nos antigos rituais da páscoa judaica, já se fazia uma mistura de pão com alguns tipos de embutidos. Em inúmeras culturas, come-se massa misturada com alguma coisa; o próprio formato do pão é adequado para isto. Apesar do costume ancestral, a fama - e o nome - do sanduíche vieram em 1762, com o inglês John Montagu, 4.º Conde de Sandwich, uma vila da Inglaterra. Conforme o historiador Edward Gibbon, o conde comia fatias de pão com salame para não precisar de interromper as partidas de uíste, jogo de cartas popular entre os britânicos.

Daí em diante, o sanduíche, nas suas mais diversas formas, se popularizou internacionalmente, especialmente em países como Inglaterra, Países Baixos, Alemanha, Itália (bruschetta, tramezzino, panino), Estados Unidos (cachorro-quente, hambúrguer). Os sanduíches beirute, americano, cheeseburger e outros sanduíches ganharam os menus dos snack.bar a partir do século XIX.
Com a Revolução Industrial (séculos 18 e 19), houve popularização dos almoços rápidos para trabalhadores das cidades grandes. Com as jornadas de trabalho cada vez mais extensas, o sanduíche passou a ser uma opção mais prática, apesar de pouco nutritiva.

Desde então, a variedade de sanduíches aumentou. O hambúrguer, a receita mais famosa de todas, popularizou-se nos Estados Unidos no final do século XIX, provavelmente levado por imigrantes alemães, e ganhou o mundo em meados do século XX, com o surgimento das grandes redes mundiais de fast-food. A partir dessa fórmula básica, surgiram variações e o sanduíche ganhou apelidos diferentes, de acordo com o recheio.
Eu recheei as minhas com o que havia no frigorifico. Podemos inventar tanto, em vez de comermos sempre a típica sandes mista,  Eu adoro colocar legumes e são uma ótima sugestão nesta altura em que vamos para a praia ou fazer picnic ou simplesmente para levar para o almoço.


sugestão:
pão de chia
queijo creme de ervas e alho
paio de peru fumado
tomate
pepino
maçã - prefiro a reineta mas não tinha


outra sugestão:
pão com frutos secos
queijo de ervas
presunto fumado
maçã - eu sei, outra vez :D ...... mas eu adoro maçã

e podia fazer muitas mais com outros sabores,
salmão fumado - sim, eu adoro os fumados ;)
atum natural ou fumado :P
e quentes
e derretidos
e molhos diferentes
e outros legumes
e ..... hmmmm cebola frita ...... adorooooo :P

enfim........inventem ;)

Boas sandochas!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...